| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

cron

Page history last edited by PBworks 17 years, 10 months ago

Entendendo o crontab

Para editar a tabela crontab use

crontab -e

para definir qual o editor pardrão use

update-alternatives --config editor

 

  1. Min Hora DiaDoMês Mês DiaDaSemana comando

 

 

 

fonte: http://br-linux.org/tutoriais/001628.html

 

Veja este exemplo de linha do crontab:

 

 

0,15,30,45 * * * * /bin/netstat -a | /bin/mail root

 

Essa linha de comando ira fazer que a cada 15 minutos, o netstat -a seja executado e o resultado do mesmo vá para o mail root.

 

O formato da linha de definição de tarefa do cron é:

 

 

minuto hora dia-do-mês mês dia-semana comando

 

Agora, como fazer para editar as suas crontabs? É simples... Em primeiro lugar decida qual editor de texto que você quer usar. Eu prefiro o pico com a opção -w (para evitar wordwraps). Portanto, terei que usar o

comando export EDITOR="pico -w"

 

 

Para entrar no modo de edição da crontab, após selecionar o editor de texto, basta digitar crontab -e e editar linhas como as do exemplo:

 

 

SHELL=/bin/bash

PATH=/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin

MAILTO=root

0,15,30,45 * * * * /bin/netstat -a | /bin/mail root

15 21 * * * /usr/bin/updatedb

# isto é um comentário

 

As três primeiras linhas definem a shell que vai ser usada pelos scripts, o path de procura de comandos, e o usuário que vai receber mails em caso de erros. A quarta linha define que aos 0, 15, 30 e 45 minutos de todas as horas, em todos os dias do mês, todos os meses e todos os dias da semana, vai ser executado o comando /bin/netstat -a | /bin/mail root. A quinta linha define que às 21:15 de todos os dias será executado o /usr/bin/updatedb.

 

Você pode adicionar e remover entradas no cron à vontade. Linhas quebcomeçarem com um sinal de "#" não são consideradas, e você pode usá-las para desativar temporariamente comandos, ou para acrescentar comentários.

 

Para listar o conteúdo de sua crontab, use crontab -l. Para removê-la completamente, use crontab -u. Para maiores informações sobre o cron, use man 8 cron, man 1 crontab e man 5 crontab

 

Exemplos

5 4* * sun echo "executa às 04:05 todo domingo"

 

 

Referências

http://www.zago.eti.br/agenda.html

http://www.devin.com.br/eitch/crontab/

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.